Informações e atualidadesAo vivo
Notícias

Dobrável da Apple pode adotar formato passaporte

Por Nerd da Hora · · 2 min de leitura
Dobrável da Apple pode adotar formato passaporte
mini)

O mercado de smartphones dobráveis passa por uma reformulação importante de conceito. No CNN Tech, o especialista Adriano Ponte analisa os recentes rumores sobre o primeiro modelo da Apple, que promete deixar de lado o visual estreito para apostar em proporções mais largas.

Desde o surgimento dessa categoria, a indústria adotou o formato de livro como o padrão. O modelo ganhou popularidade com a linha Galaxy Z Fold da Samsung. O formato de "concha" também ganhou destaque com a linha Galaxy Z Flip e Motorola Razr. No entanto, a tela externa desses aparelhos costuma oferecer algumas limitações e, para funções mais específicas, exige a abertura do aparelho para um melhor uso.

Os vazamentos mais recentes apontam que a Apple escolheu um caminho diferente para sua estreia nesse setor. A empresa deve adotar a proporção conhecida no mercado como formato passaporte. Na prática, a tela de fora mantém a largura de um celular normal. Enquanto isso, a parte interna assume o papel de um tablet compacto assim que o usuário abre o dispositivo. Esse formato pode favorecer a exibição de vídeos, por exemplo, que geralmente não são tão beneficiados em dobráveis comuns.

Adriano Ponte destaca que essa mudança tem um foco prático muito claro. O objetivo principal é melhorar a experiência diária do usuário. Telas muito estreitas espremem o teclado e prejudicam o funcionamento de diversos aplicativos. A fabricante chinesa Huawei já utiliza essa estratégia em seus lançamentos mais recentes. Com o formato passaporte, o painel externo se torna a tela principal. O usuário só abre a dobradiça quando realmente precisa de mais espaço para vídeos ou jogos.

Caso a Apple confirme os boatos, o impacto no setor de tecnologia será imediato. A busca por maior facilidade de uso deve pressionar as outras marcas de forma direta. As empresas rivais precisarão abandonar o design antigo de vez. Com isso, todo o mercado será forçado a redesenhar seus projetos futuros de maneira completa. Segundo expectativas, a Samsung já trabalha em uma alternativa com este formato, e também deve inaugurar um dobrável no formato "passaporte" nas próximas semanas.

Compartilhar: WhatsApp Facebook X
Mais do Nerd da Hora